top of page

Serviços

Os profissionais envolvidos entendem que o planejamento terapêutico necessita de um olhar interdisciplinar e trabalham efetivamente em equipe a serviço do paciente.

Diagnóstico Multidisciplinar

 

O Diagnóstico Multidisciplinar da Casa Rafael é amplo e construído por meio da avaliação de diversos profissionais. Em crianças e adolescêntes, o diagnóstico deve considerar a avaliação do processo pedagógico além do ambiente familiar. Neste sentido o Diagnóstico Multidisciplinar utiliza de uma interface saúde-educação com profissionais de saúde atuando em colaboração com a equipe pedagógica para melhor compreensão e estudo do caso. Os profissionais que podem ser envolvidos nesse processo dependem de cada situação problema e em geral contam com os seguintes especialistas: pediatria, psiquiatra infantil, neuropsicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo.

Projeto Terapêutico Integrado

 

O projeto terapêutico da Casa Rafael Multidisciplinar se destaca por fortalecer o diálogo entre professores e profissionais de saúde. Para tal, oferecemos um planejamento terapêutico integrado com a escola para auxiliar o desempenho acadêmico e possibilitar uma troca de experiências com os professores para um melhor tratamento do caso. Na maioria das vezes, o tratamento de crianças e adolescêntes necessita de diversos profissionais e poucos locais conseguem reunir e discutir os casos em equipe. Neste sentido, o Projeto Terapêutico que oferecemos possibilita alcançar bons resultados uma vez que os casos são discutidos em equipe e tratados de uma forma integral com a participação da família e da escola.

 

Atendimentos Clínicos

 

Os atendimentos clínicos são oferecidos após uma avalição diagnóstica inicial do caso. Após essa etapa, diversos profissionais podem ser solicitados para compor a plano de tratamento (Projeto Terapêutico Integrado) a depender de cada caso. Os profissionais atuam em atendimentos especializados em psiquiatria geral e infantil, pediatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia.


No entando, alguns casos já possuem um seguimento anterior (médico, psicológico, fonoaudiológico, etc) e necessitam apenas complementar o tratamento com apenas um ou outro profissional da Casa Rafael. Nesses casos, o trabalho é construído de forma semelhante com a intenção de promover o máximo de troca de experiências para a promoção de um tratamento integrado e eficaz.

Orientação de Pais

 

Muitas questões preocupam os pais quando refletem sobre a educação de seus filhos, gerando muita ansiedade e conflitos. Na verdade, na maioria das vezes, nem sabem como agir e se defrontam com muitas situações que sequer imaginavam e que, no entanto, precisam resolver e assim o fazem, mas que, por inexperiência ou inadequação, acabam se arrependendo de muitas decisões tomadas ou adiadas, criando, como conseqüência, uma série de problemas, inclusive de natureza físico-emocional que poderiam ter sido evitados. A idéia de se trabalhar junto a pais surgiu como desenvolvimento da experiência clínica e das palestras voltadas a temas como saúde e desenvolvimento infantil; da necessidade que as pessoas envolvidas com a educação de crianças sentem em conversar e esclarecer dúvidas a respeito das condições para um desenvolvimento sadio.

Apoio ao Educador

 

Em muitas ocasiões os educadores se deparam com dificuldades acadêmicas relacionadas à problemas de saúde. O serviço de Apoio ao Educador foi construído principalmente para professores escolares e tem o objetivo de oferecer um espaço de discussão de casos ou de situações relacionadas às dificuldades de aprendizagem. Por meio de uma ação multiprofissional, podemos fazer uma análise de forma abrangente de problemas de ordem física ou mental e propor um planejamento de auxílio ao processo pedagógico.

Medicina Escolar

 

As condições de vida da criança se modificam com o seu ingresso na atividade escolar, a socialização coletiva, o grupo, os conteúdos que passam a fazer parte de sua vida promovendo mudanças significativas que de maneira singular e múltipla interferem nas condições de saúde e doença da criança. As chamadas doenças escolares são o resultado, nem sempre satisfatório, da assimilação das diferentes vivências, que a criança com uma constituição mais lábil e particular não consegue adequadamente assimilar. O médico escolar agindo como um observador da criança poderá através de um plano pedagógico construído junto com o professor, interferir através de medidas pedagógicas terapêuticas junto à criança auxiliando seu desempenho escolar e também seu desenvolvimento físico/psíquico/espiritual.

Palestras e Consultoria

 

Dr José Carlos Neves Machado, certificado pelo Goetheanum School of Spiritual Science em Medicina Escolar e Antroposófica, tem experiência como Médico Escolar e desenvolve um trabalho junto a Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB) em atividades ligadas ao trabalho com professoras do Jardim de Infância. Atua como palestrante e consultor de temas ligados à Antroposofia, Medicina Escolar e Orientação de Pais.

bottom of page